Seminário Internacional e Workshop

Measuring Urbanity: densities, networks and urban fabrics & City Induction: urban design with patterns and rules
Lisboa, Faculdade de Arquitectura, UTL, 7 a 12 de Maio, 2012
http://www.measurb.org

O Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) está a organizar um seminário e um workshop em urbanismo subordinado ao tema: “Measuring Urbanity” ou “Medir a Urbanidade”.
O seminário tem por principal objectivo recentrar o debate da medição da forma urbana no quadro da cidade contemporânea extensiva. Contando com a participação de um conjunto de especialistas de renome internacional, o seminário pretende discutir a importância de abordagens qualitativa-quantitativas integradas para o desenvolvimento de novas estratégias e ferramentas de desenho, planeamento e regulação da cidade na contemporaneidade
O workshop apresenta um conjunto de abordagens inovadoras utilizando metodologias e software próprios. No workshop os participantes serão convidados a utilizar o conjunto de ferramentas disponíveis para abordar um problema urbano específico onde a construção de modelos para mensuração automática de indicadores urbanos fará parte do processo de projecto.
O workshop destina-se a todos os profissionais do urbanismo que queiram melhorar as suas capacidades e conhecimentos bem como a estudantes de urbanismo ou doutorandos em urbanismo. O CIAUD emitirá um certificado de participação com equivalência a 3 créditos ECTS.
O workshop decorrerá de 7 a 12 de Maio de 2012 e o seminário terá lugar no dia 11 de Maio de 2012 na FAUTL.
O programa do seminário e do workshop encontra-se em anexo e no website: http://www.measurb.org/en/home.html