Workshop em
português

0
Lugares disponíveis

Evento: 7 a 8 de novembro de 2022

As workshops acontecerão nos dias 7 e 8 de novembro. Os workshops do SIGraDi 2022 ocorrerão online via Blackboard Collaborate ou plataforma de videoconferência similar. As workshops do SIGraDi são uma oportunidade para estudantes, professores e profissionais da América Latina explorarem as possibilidades das tecnologias digitais como aliadas do processo de design, compartilhando sua experiência com seus pares de diferentes partes do planeta. Como em todos os anos, temos a certeza que será um espaço enriquecedor e de conhecimento que promove apropriações.

W2. Torres paramétricas: a tectônica da concepção algorítmica à fabricação digital

Topics
Manufacturing and Industry 4.0, Digital Fabrication, Digital Tectonics, Computational Design Processes
Requirements
Rhinoceros (RH) 6 ou 7, Grasshopper (GH), Lunchbox (GH plug-in) and Conhecimento básico de RH e GH/ PC ou Laptop (min CPU i7 ou AMD equivalente - RAM 8GB recomendado)
Day 1
1) Introdução teórica ao tema da tectônica digital/ 2)Tutorial Rhino + Grasshopper (torre paramétrica)/ 3) Apresentação e início da atividade (divisão em grupos e desenvolvimento das torres)
Day 2
4) Continuação do desenvolvimento das torres; 5) Preparação dos arquivos para fabricação (orientado pelos ministrantes)/ 6) Apresentação e discussão dos resultados
Group
20 participants
Previous slide
Next slide

Workshop leaders: Ana Carolina Vicente & Wallace Dornelas, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Brasil

Esse Workshop pretende aplicar os entendimentos acerca da tectônica digital, assim como a manipulação de seus elementos fundantes, desde a fase de concepção paramétrica, através do Grasshopper, até a de fabricação digital. Para isso, inicialmente será dada uma introdução teórica à tectônica digital, com foco nos principais autores que trataram do tema, e dos seus elementos (Estrutura, Manipulação, Material, Construção e Interação), propostos por estudos recentes. Em seguida, a fim de possibilitar o desenvolvimento de torres paramétricas, será ministrado um tutorial utilizando Rhinoceros + Grasshopper (e o plug-in Lunchbox), cujo foco será explorar componentes como a estrutura, pavimentos, envoltória, manipulação formal e materialidade das torres, considerando os fundamentos da tectônica e as possibilidades de fabricação digital (impressão 3D ou corte à laser). Para isso. Espera-se que os participantes possam compreender como considerar os elementos da tectônica nos processos de projeto computacionais, aliando de maneira declarada as dimensões funcionais e artísticas da arquitetura.